segunda-feira, 1 de junho de 2009

O sertão vai virar mar, e o mar vai virar sertão

O problema do excedente de chuvas em todo o nordeste com o contraste das secas no sul do país, tem dado mais realidade para os versos cantados em várias vertentes do folclore brasileiro.

Nosso amigo Rafael, que realiza trabalhos evangelísticos nos sertões nordestinos, atualmente no estado do Ceará, nos enviou uma foto e um video da última enchente do rio utilizado pelos sertanejos locais, para transitarem para a cidade cearense mais próxima. Eles utilizam uma espécie de balsa para fazer o translado, mas em época de enchente forte, a travessia se torna perigosa e inviável. O próprio Rafinha ficou ilhado, tendo que se abrigar na casa de amigos, por mais de 3 dias, impossibilitado de voltar para sua base.

Semana passada, acompanhamos nos noticiários a tragédia causada pelo rompimento de uma represa no estado do Piauí. O rompimento da represa também foi ocasionado pelo excedente das chuvas. É necessária uma mobilização de nossa parte para ajudarmos as pessoas afetadas.





Junto com a imagem e o video, posto também a música Súplica Cearense, da banda O Rappa, que expõe a angústia do nordestino mediante a um excedente de chuvas, numa terra tão castigada pela seca.

O Rappa - Súplica Cearense

Nenhum comentário: