domingo, 10 de maio de 2009

Ed René Kivitz - Quatro coisas que Jesus fala aos ricos.

Segue um trecho de um sermão de Ed René Kivitz, entitulada: Os ricos, os pobres e a Salvação. O trecho nos leva a uma reflexão sobre nossa posição de partilhar nossas riquezas com os mais necessitados. O trecho trás ainda, uma comparação interessante sobre a restituição ensinada por Jesus Cristo. REVERBERADO.

{...
Uma pessoa que não conhece o evangelho perguntou: "Jesus fala alguma coisa para os ricos? Pastor o que é que Jesus fala para os ricos?" Eu falei: Ah! Jesus fala quatro coisas. "Quatro coisas?" Eu falei: Quatro coisas! 
Se um rico aparecesse aqui e dissesse pra Jesus: "Eu quero seguir você Jesus." O que é que Jesus diria para ele? Quatro coisas. 
Jesus diria assim para esse rico: "Pegue todo o seu dinheiro e coloque aqui na mesa." Aí, o rico traria todo o seu dinheiro e colocaria em cima da mesa. Ai Jesus diria para ele a primeira coisa: "Separe daí o que você roubou. Que não deveria ser seu. Que não deveria estar em sua mão, no seu bolso, na sua conta corrente. É dinheiro sujo! É dinheiro usurpado! É dinheiro iníquo! Injusto! Separe daí o que você roubou." Ai os  ricos disseram assim pra mim: "Hummm, ficou difícil já na primeira coisa!" Na primeira coisa! Bom, porque é isso que Zaqueu faz: "Daquilo que eu roubei, eu tenho uma noção de que não é meu. Então eu vou devolver a quem de direito." Então, restitua à quem de direito. A primeira coisa que Jesus fala é: Restituição. Parêntese: (Na pregação apostólica conteporânea, restituição é pra vir, na de Jesus o restituir é pra ir. O ano da restituição, se fosse da "igreja" de Jesus, não seria para você ficar mais rico, provavelmente seria para você ficar mais pobre). Então Ele diz: "Primeira coisa, restituir." Segunda coisa: Jesus diria assim: "Bom, disso aí que sobrou, você vai ficar com isso aí tudo só pra você? Você acha justo isso?" E aí o rico diria: "Não. Claro que não." Falou então: "Você vai doar quanto daí?" Tem que doar. Tem que distribuir. Tem que repartir. A riqueza é riqueza quando na partilha, quando retida é mamom. É um ídolo. É um demônio. Quando repartida ela é a verdadeira riqueza. Quando retida, ela é mamom. Então Jesus diria: "Reparta." Repartir como? Basta ler por exemplo, o evangelho de Lucas, capítulo 6. Há duas coisas que são ditas no evangelho de Lucas no capítulo 6, que são interessantíssimas. Você quer repartir? Comece emprestando sem expectativa de receber de volta. Porque quem empresta dinheiro, com expectativa de receber de volta, é banco. Nós não, nós emprestamos sem expectativa de receber de volta. E inclusive, nós não emprestamos, nós damos. Porque em Lucas capítulo 6, está escrito que nós devemos perdoar a quem nos deve. 
E é muito legal perdoar, quer dizer, muito legal não! A gente não consegue perdoar nem as feridas emocionais, os que tem um débito emocional para conosco, quanto mais o cara que deve grana. Se eu falar pra você: "Você prefere ficar magoado ou perder milão?" "Ah! Prefiro ficar magoado."  E lá em Lucas, capítulo 6, a dívida a ser perdoada é dinheiro! Então, tem que dar, tem que repartir. Porque se você tem pra emprestar, meu amigo, você tem pra dar. 
Terceiro: Jesus diria: "Desse poquinho que sobrou aí", porque já foi diminuindo né, o que roubou já foi um bocado, o que foi doado já sobrou um pouquinho também, aí Jesus diria assim: "E você acha que a única riqueza que existe no mundo é essa daí, dinheiro?" Não. Claro que não. Então Jesus diria: "E como é que você vai transformar dinheiro em outras riquezas mais valiosas ainda?" Porque lá em Lucas, capítulo 16, está a história do administrador astuto, que transforma dinheiro em amigos. Então Jesus diria: "Transforme dinheiro em bens que não sejam efêmeros." E há necessidade de grande sabedoria pra isso. 
E por último, sobrou só um pouquinho, Jesus: "Agora negocia pra multiplicar. Pra que você tenha sempre para dar." E aí é Lucas, capítulo 19, a parábola das dez minas, em que uma mina era equivalente a meio quilo de prata, ou três meses do salário de um trabalhador. Dez minas, 30 meses, e Jesus vai cobrar a multiplicação dos recursos. 
...}

Para ouvir o áudio da mensagem na íntegra, clique aqui.

Fonte: IBAB

Um comentário:

Livia disse...

Restituição: novo sentido .. sentido bíblico .. agora sim faz sentido