segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Jesus Cristo - O Exemplo que arrasta


Jesus Cristo ensinou que amar quem te ama além de fácil, não é sinal de virtude alguma, posto que é quase uma obrigação, apenas uma reciprocidade.

Jesus Cristo ensinou que maior que os laços de sangue, são os laços de amor que unem todos os filhos de Deus.

Jesus Cristo ensinou que é mais importante ajudar a “praga” de um *vascaíno ferido no meio da estrada, do que sustentar a desconfiança de que pode ser uma emboscada, ou cultivar o julgo de que ele teve o que mereceu, ou até mesmo, não ajudar apenas para manter nossas vestes limpas e intactas para um culto de Santa Ceia do Senhor.

Jesus Cristo ensinou, que o escândalo não está no que se come ou bebe, mas sim no que se diz.

Jesus Cristo ensinou que aqueles a quem nós vemos como os mais perdidos e desprezíveis, são na verdade aqueles a quem somos chamados a amar.

Jesus Cristo ensinou que belas palavras sem belas ações e belas motivações, são na verdade sepulcro caiado.

Jesus Cristo ensinou a não-violência muito antes de Gandhi, oferecendo a outra face, baixando a espada da mão de Pedro e sendo um Cordeiro mudo.

Jesus Cristo ensinou o perdoar constante, uma vez que se assim faz o Pai conosco, devemos fazer igual, pois somos imagem e semelhança.

Muito mais tesouros como esses, Jesus Cristo ensinou, tantos que não caberiam em vários outros posts como este. Mas o que mais chama a atenção nesses ensinamentos de Jesus, é o exemplo! Em todos eles, ele primeiro foi para a ação da prática para depois mostrar a didática da teoria.

Que sejamos como Jesus é: cristãos da prática. Que seja dissolvida no meio de nós a expressão “Cristãos nominais”. Que sejamos cristãos! Com toda a plenitude que o Cristo ensina.


* Utilizei o vascaíno no ensinamento de amor ao próximo do samaritano, por que sou flamenguista, mas cada um aplique ali, o seu “rival” equivalente.

Nenhum comentário: