segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Dia do evangélico

Com a intenção de prestar honraria e destaque à esta camada "representativa" da sociedade brasileira, sob protestos de alguns e agradecimentos de outros que amam um feriado (feriado facultativo pelo menos em Brasília), o poder legislativo estabeleceu que 30 de novembro (hoje) "comemora-se" o dia do evangélico.
Há quem diga que mártires protestantes, perseguidos pela "santa" inquisição, iriam olhar com alegria uma data como esta.
Eu particularmente, tenho minhas ressalvas, mas em memória destes, que com sangue e lágrimas propagaram as boas novas de cristo em troca de suas vidas, admito a idéia.
Infelizmente, dizer-se evangélico nos dias de hoje, não significa absolutamente nada! Não significa que o amor e o perdão são as principais características, não significa que a honestidade, benevolência, misericórdia e mansidão acompanham nossas ações.
Hoje em dia, dizer-se evangélico significa "pertencer" a uma denominação (a melhor, a nossa sempre é a melhor) e em conjunto, não mais "pertencer" ao mundo (mesmo que este nos pertença). Essa combinação de entendimento, leva o dito evangélico a agir com uma postura exclusivista e descriminatória, onde mesmo que se negue ao extremo, o pensamento é de que "somos diferentes dos demais!"
Tal pensamento, provavelmente, é oriundo do antigo testamento bíblico, onde os judeus carregam o predicado de o Povo Escolhido e uma vez que nós, povo gentílico, fomos enxertados nessa árvore através de Jesus Cristo, aplica-se assim, a mesma titularidade para todos aqueles que se tornarem crentes. Com isso, o que deveria ser fonte de gratidão e arrependimento, por tal favor imerecido, torna-se um quarteto de orgulho, altivez, arrogância e discriminação por parte dos ditos evangélicos em relação ao resto da humanidade.
Fica explícito pela condução deste texto, que não compactuo com tal pensamento usurpador, nem tão pouco, com as atitudes de pessoas que desta maneira se portam.
Fico grato a Deus por conhecer pessoas evangélicas que me emocionam em seu testemunho de vida e abnegação pessoal. Mas sou grato a Deus também, por conhecer pessoas não-evangélicas que me proporcionam a mesma emoção pelo seu testemunho de vida e abnegação pessoal.
Jesus, o Cristo, veio para nos ensinar várias coisas, uma delas é que o nosso próximo, aquele a quem devemos amar e socorrer, não possue distâncias. Pode ser nosso conjuge como também, nosso desafeto samaritano.
Espero que neste dia do evangélico, possamos refletir sobre a nossa caminhada cristã, que não pode ser exclusivista, pelo contrário, deve ser conciliadora.
Suspeito que os mártires do passado, e os caminhantes do evangelho de hoje, pouco se importam com essa data. Suspeito que os afazeres, não os de Marta, mas os de Maria, preciosamente lhe ocupam a maioria de seu tempo.

Um comentário:

Lívia disse...

amém.. amém rs rs