sexta-feira, 5 de março de 2010

Particionando o Ubuntu com outro sistema operacional

Bom, nesse primeiro post sobre tecnologia, vou mostrar um pequena dica para os iniciantes em Ubuntu como eu.
Já tinha em meu computador, o Windows 7 RC 7100 instalado, como todos que o possuem devem saber, chegamos na fase que ele desliga o computador a cada duas horas. Por isso, decidi então instalar em modo dual boot o Ubuntu 9.10.
A internet está cheia de tutoriais que ensinam como fazer isso, a minha dica vai se restringir àqueles que optaram por instalar a partir de um CD, reiniciando a máquina. Todo o procedimento é muito simples e intuitivo, o único momento em que tive algum esboço de dúvidas, foi no particionamento, pois poderia apagar toda a minha instalação do Windows se fizesse algo errado.
Na instalação, essa questão se inicia no PASSO 4, escolha a opção: Especificar particionamento manual (avançado). Em seguida, clique em AVANÇAR.

No PASSO 5, você terá uma tela similar à tela abaixo:


Desconsidere o tipo de partição (FAT32) da imagem acima, ele irá variar conforme o seu sistema operacional. Considerando também, que você não tenha um espaço livre suficiente como o da imagem acima, escolha a partição que deseja dividir com a instalação do Ubuntu, considerando o espaço utilizado, e clique em ALTERAR.
Na telinha que irá surgir, mude o tamanho da partição existente, lembrando sempre em NÃO digitar um tamanho menor que o já utilizado pela partição e deixando ainda, uma folga em megabytes. (para rodar o sistema operacional existente ou manipulação de arquivos)
Após isso, irá surgir uma linha de espaço livre e será nela que você irá ADICIONAR a(s) partição(ões) do Ubuntu. (Se surgirem dúvidas em como criar as partições do Ubuntu no espaço livre, sugiro uma "googlada", a net está cheia de exemplos) Depois, basta seguir, intuitivamente, os demais passos da instalação e pronto! Ao reiniciar a máquina, você terá a opção de iniciar o Windows ou o Ubuntu.

No meu caso, a primeira vez que inicializei o Windows após a instalação do Ubuntu, ele rodou uma checagem de integridade no HD. Passou e depois inicializou normalmente. Espero que seja útil.

PAZ

Um comentário:

Unknown disse...

Finalmente o cara saiu do tio bill....
Parabens