quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Diário de Bordo: Caruaru-Pe

Relatório do primeiro período em Caruaru:

Em 15 de agosto de 2010, partimos “de mala e cuia” de Valparaiso de Goiás – GO, rumo à Caruaru – PE. Sabíamos que seria um tempo novo de muito aprendizado, tempo este, necessário para o nosso crescimento espiritual. Isto era, basicamente, tudo o que sabíamos. Apesar de muitos considerarem essa decisão um grande passo (e realmente foi), para nós o sentimento era parecido com o da águia, “daquela” estória de renovação, sabe qual é?! Sentíamos que por mais que tudo parecesse incerto e doído, era algo que tínhamos que fazer em fé, obediência e sobre tudo, para nossa própria sobrevivência. Então, como egoístas que somos (risos), nos lançamos!!! Em busca de aprender, crescer, renascer e tudo mais que Deus quisesse fazer.

Nossa mudança foi enviada cerca de 20 dias antes de embarcarmos, durante esse período que ficamos sem nossas coisas, fomos acolhidos e suportados por nossos queridos familiares: Ana Paula, Marcelo e Davi.

Quando chegamos em Caruaru, os amigos Fabio e Marcela nos hospedaram por quase 30 dias, até encontrarmos nosso lar atual. Foram dias muito gostosos, pois o casal além de nos levar aos melhores lugares da cidade, onde degustávamos sempre da boa culinária nordestina, também nos acolheu muito confortavelmente, nos deixando sempre bem a vontade em sua residência. Sempre solícitos, também nos auxiliaram na procura de uma casa para morarmos, e graças ao auxílio do pr. Eraldo, conseguimos uma ótima casa, em um bairro também ótimo, o que eu só compreendi meses depois, pois a princípio, parecia apenas bom.

Tudo era novo e trazia estranhamento, foram assim nos primeiros 6 meses em Caruaru, vivemos muitos estranhamentos: Estranhamento da cultura, do sotaque, do local, da água, da estrutura da cidade, das pessoas, do trânsito, enfim, meses difíceis de meditação e oração, esperando que Deus nos mostrasse o que Ele queria de nós aqui. Confesso que nesses primeiros meses chegamos a pensar que tínhamos entendido algo errado, mas esse período nos trouxe muitas lições, sobre tudo para mim como esposa, aprendendo a confiar no trabalhar de Deus, confiar no tempo de Deus e em sua provisão, confiar também no que Ele estava e está fazendo em meu esposo. Estamos aprendendo a amar e a servir em amor, apesar das diferenças. Nossos amigos Rafa e Mari também foram muito importantes, nos auxiliando nesse primeiro momento de adaptação em Caruaru.

Foi em meio a essa busca que Deus nos deu, mais precisamente ao Mano, o entendimento de que a falta de “ferramentas” não devia ser empecilho para o que Deus estava colocando em nossos corações para fazermos, por exemplo: Podíamos dar aulas de informática e auxiliar nos cultos das congregações que estão se formando nas áreas rurais de Caruaru (apoiando o trabalho realizado pela Igreja de Deus no Brasil), contudo não tínhamos e ainda não temos carro ou moto, nem mesmo os computadores para as aulas. Foi quando Deus nos despertou para trabalharmos com as ferramentas disponíveis: Próximo a nossa casa tem uma praça, onde ficam ao final do dia, varias crianças, adolescentes, adultos e idosos. Em frente à praça têm alguns comércios, uma padaria e duas lan-houses. O Mano então percebeu que poderia utilizar a estrutura física da lan-house para realizar o projeto social das aulas de informática, não só levando a aprendizagem, como também, realizando uma aproximação com a comunidade procurando oportunidades de compartilhar valores do evangelho.

A princípio os donos da lan-house estranharam e até suspeitaram muito dessas “Aulas de Graça?” Mas aos poucos, conforme iniciaram as aulas, eles foram entendo o trabalho, conhecendo melhor ao Mano que conseguiu conquistar a confiança deles.

Paralelamente a esse trabalho, através do Projeto Macedônia, iniciamos o apoio à Missão Coração Nordestino (pr. Eraldo), eu auxiliando o ev. Fabio e sua esposa, na congregação da Igreja de Deus no Brasil, na vila Juá, área rural de Caruaru; e o Mano em outro projeto social de aulas de informática, em parceria também com a Igreja de Deus no Brasil (Pr. Jota e Irmã Nerêz), realizado no bairro José Carlos de Oliveira, aqui em Caruaru. Conhecemos também o pr. Sérvulo, sua esposa Luciana e o seu filho Gabriel, uma família que havia chegado de mudança em Caruaru um mês antes de nós, vindos de Biritiba Mirim - SP, enviados pela Igreja Presbiteriana da Graça. Foi um presente providencial de Deus conhecê-los, pois nós queríamos nos dedicar mais aos trabalhos sociais nas áreas empobrecidas da cidade e eles estavam justamente precisando de ajudantes na APG (Associação Presbiteriana da Graça), que realiza um trabalho de reforço escolar para crianças de 7 a 12 anos na comunidade do Cipó.

Bom agora que os caminhos estavam sinalizados, era arregaçar as mangas e trabalhar. Foi e tem sido como pensávamos: Uma grande aprendizagem! Pois mesmo estando com 5 pequenas turmas de informática, o tempo que o Mano levou para forma-las no primeiro módulo foi maior que o esperado, pois em todas as turmas ele encontrou problemas de aprendizado não previstos como dificuldade de leitura e interpretação de texto, sem falar na deficiência em realizar contas simples de multiplicação. O Mano como bom professor que é, não facilitou, cuidou para que todos os alunos aprendessem o primeiro módulo, mesmo que isso levasse mais tempo. Nas aulas de reforço escolar o que eu e Luciana encontramos não foi muito diferente, ficou comum encontrarmos crianças da 5° série que não conseguem interpretar um texto, o que aumenta o nosso desafio. Apesar das dificuldades, tudo tem sido muito gratificante, uma experiência incrível, não tem como não nos envolvermos com as crianças, não tem com não amá-las.

Quanto aos trabalhos no Juá, estamos felizes, pois Deus tem dado graça e tem nos abençoado com muitos irmãos para auxiliar nos evangelismos, nas visitas, nos cultos e as reuniões com as mulheres tem crescido cada vez mais.

Hoje compreendemos o quanto somos privilegiados (outro aprendizado aqui), pois para todos os trabalhos distantes que não teríamos como ir, os irmãos nos buscam e nos deixam na porta de casa (isso é um privilégio), nossa casa está a 15 minutos do centro, o que facilita muito os acessos (outro privilégio), nosso aluguel tem um valor diferenciado do padrão do mercado, (privilégio), hoje trabalhamos de forma freelance, com certa liberdade de dias e horários (privilégio), nossa! Acho que poderíamos listar vários privilégios que Deus tem nos proporcionado, somos GRATOS e CONSTRANGIDOS com tanto ZÊLO, CUIDADO, GRAÇA e AMOR não merecidos, dispensados pelo PAI a nós.

Terminamos o ano de 2011, com o sentimento de dever cumprido, mas conscientes de que é só o começo, agora em março de 2012 daremos continuidade a estes trabalhos, há também outros desafios surgindo, irei compartilha-los em uma próxima oportunidade.

Peço que orem para que nesse ano possamos receber de Deus uma estratégia para realizarmos um evangelismo de forma efetiva com os meninos e meninas dos projetos sociais; pelas mães e crianças na Vila Cipó; pelas congregações implantadas nas áreas rurais, sobre tudo, pelos irmãos e irmãs do Juá; pela igreja no bairro José Carlos de Oliveira; pelos pr. Sérvulo, sua esposa Luciana e seu filho Gabriel; pelo ev. Fabio e sua esposa Marcela; pelo Projeto Macedônia seus missionários parceiros e também por nós, para que estejamos atentos ao que Deus deseja de nós, e que possamos a cada dia caminhar em obediência (com alegria), submissão (com fé) e amor (sincero).

Espero ter passado para vocês um pouco do nosso primeiro período aqui, espero no próximo compartilhar com vocês outras tantas bênçãos e aprendizados dessa nossa temporada e caminhada em Caruaru.

Somos gratos a Deus pelas privações, provisões e privilégios por tantas bênçãos que nem sei contar.

Nós te agradecemos Senhor.

3 comentários:

Antonio Mano disse...

Aprendendo.. e caminhando...

BRASIL MULTIMARCAS disse...

Amém!!! Fico radianete com a conquista de vocês e pelo imenso amor, misericódia e cuidado detalhado que Deus têm por vocês!!! Amigos, aquele ditado é certo:"Um pessimista vê uma dificuldade em cada oportunidade; um otimista vê uma oportunidade em cada dificuldade" O otimismo é a fé em ação; para cada dificuldade, uma nova adaptação!!Em 2012, comece tudo de novo. Recomece quantas vezes for necessário. Deus dá sempre uma nova oportunidade. Refaça as forças para uma nova batalha. Problemas não são obstáculos, mas oportunidades ímpares de superação e evolução.
Vocês sererão recompensados pelas coisas boas que fizer, e tudo se reverterá em seu proveito. Pv 12:14
Ás vezes é preciso passar por certas dificuldades para que possamos ir com mais afinco no que virá pela frente.Pense sempre consigo que não há sofrimento e sim lições de vida. Siga o exemplo de Jesus Cristo, podemos até desanimar,mas Ele Era simples e percebia a felicidade nas pequenas coisas,nos esinando assim!!! Saudades e descupe a ausêncis!! Thayane

Lívia disse...

OBRIGADA THAY PELO APOIO, CARINHO E AMOR... TE AMO AMIGA